quarta-feira, 27 de maio de 2009

Shantala

Frédérick Leboyer (médico francês) encontrou Shantala, uma mulher paralítica que tinha 2 filhos em Calcutá! Ela estava em uma manhã ensolarada, sentada no chão massageando seu bebê.

Shantala encantou Leboyer com um espetáculo da mais pura Beleza! Pela forma afetuosa, amorosa, concentrada, com que se dedicava à massagem do bebê.

“Parecia um ritual, um balé, devido tanta harmonia e ritmo exato, embora de extrema lentidão”.

Para ela tudo isso não se passava de uma simples tarefa diária, pois na Índia essa tradição é passada de mãe para filha.

Quando Shantala terminou a massagem Leboyer pediu permissão para fotografá-la. Ele voltou ao local vários dias, fotografou, gravou imagens e registrou a forma correta de realizar os movimentos.

Posteriormente Leboyer relatou tudo que vivenciou em um livro, chamado “Shantala – uma arte tradicional - massagem para bebês.

Quais são os benefícios da Shantala?
- Protege contra infecções porque acalma o bebê, diminuindo o nível de estresse e consequentemente, reduzindo também a quantidade de cortisol circulando no corpo (hormônio que em grande quantidade baixa a imunidade). Raramente o bebê que recebe a massagem diariamente fica doente.

- Ajuda na absorção alimentar, fazendo com que o sistema digestivo dos bebês funcione melhor, acabando com a dificuldade de evacuar, elimina e evita a formação de gases (aliviando as cólicas).

- Como a massagem é feita diariamente é importante manter um ritmo. Atua sobre todo o sistema neurológico equilibrando-o. Desenvolve a coordenação motora e atua ainda sobre a musculatura e articulações. Facilita o sono tranqüilo e profundo.

- A massagem faz com que toda a tensão muscular desapareça, atuando sobre os ligamentos e atingindo o ponto principal da shantala que é a liberação total das tensões e o fluxo de energia, a ponto de no início a criança estar chorando e no final estar dormindo relaxada. Enfim, transforma o bebê num bebê saudável em todos os aspectos, e ele não precisa estar doente para que seja ministrada a massagem pela primeira vez. A idéia é que logo após o primeiro mês de nascimento, já se inicie a prática.

Assista o video!


Fonte:
-Livro: Shantala - uma arte tradicional - massagem para bebês
- Artigo: Shantala - A arte de dar amor
- Site: pro matrix
 

©2009 Espaço Materna | by TNB