terça-feira, 12 de maio de 2009

Doula - Acompanhante de Parto


O que é Doula?
Doula é uma palavra de origem grega, que significa “serva”. Atualmente, este nome é usado mundialmente para nomear as pessoas que se dedicam a ajudar outras mulheres no momento de dar à luz.

O que a Doula faz?
Oferece suporte físico, emocional e informacional à mulher e a sua família, durante gestação, trabalho de parto, parto e pós-parto.

*Na Gestação – informa o casal sobre as alterações comuns que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação. O que esperar do trabalho de parto, parto e pós-parto. Auxilia o casal na elaboração do plano de parto. Ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto.

*No Trabalho de Parto - ajuda a mulher encontrar posições confortáveis e propõe utilização de recursos naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, caminhadas, relaxamento, entre outros. Explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares.

*Após o parto - Oferece apoio e orientações sobre diversos assuntos, especialmente em relação à amamentação.

O que a Doula não faz?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe ou questionar decisões.

Quais são os benefícios?
Estudos comprovam que a Doula no parto contribui para:
- Redução da necessidade de medicação para alívio da dor.
- Redução do índice de partos vaginais operatórios.
- Redução no índice de cesarianas.
- Redução na duração do trabalho de parto.
- Menor incidência de depressão pós-parto.
- Maior índice de sucesso na amamentação com seis semanas de observação posterior ao parto.

A Doula só acompanha partos normais?
Não, a doula pode ser de grande assistência para mulher e seu marido durante a cesariana, auxiliando a acalmá-los, permanecendo com a mulher após o parto para que o marido possa ficar com o bebê durante os procedimentos iniciais, processando a experiência com o casal após e ajudar no que for preciso.

Quando a mulher deve procurar uma doula?
No início da gestação ou quando achar necessário.

Como funciona?
O pacote inclui 2 visitas domiciliares durante a gestação + trabalho de parto completo (domiciliar - hospitalar) + 1 visita pós-parto (domiciliar - hospitalar).

Importante saber: A Doula não substitui o médico, a enfermeira, a parteira, o marido ou acompanhante. Ela junta-se a equipe e jamais subtrai qualquer outro profissional vinculado ao nascimento.

Fonte:
Livro: A Doula no Parto


 

©2009 Espaço Materna | by TNB