quarta-feira, 20 de maio de 2009

Massagem Thai Yoga para Gestantes

Massagem Thai é uma técnica que contém elementos de duas importantes Medicinas: Ayurveda e Chinesa.

A aplicação da Massagem Thai para gestantes deve ser feita de forma cuidadosa, por um profissional qualilificado, atento para as necessidades especiais de cada gestante. Há movimentos específicos para cada trimestre da gravidez e outras técnicas podem complementar este trabalho, como: aromaterapia, yoga, pilates e meditações.

Está técnica harmoniza corpo e mente através de movimentos rítmicos e alongamentos gradativos que, pela persistência suave, sem forçar nem gerar dor ou contração, acalmam o sistema nervoso, abrem espaço e dão expansão ao movimento das articulações, aliviando dores e tensões.


Quais são os benefícios?
- Reduz stress e promove relaxamento profundo.
- Propicia, com o toque acolhedor, suporte emocional e conforto.
- Reduz e alivia dores nas articulações, pescoço e costas causadas pelas alterações na postura, fraqueza muscular, tensões e ganho de peso.
- Atua diretamente sobre o sistema nervoso melhorando o sono e digestão.
- Melhora a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático.
- Ajuda a manter a elasticidade da pele.
- Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto ativo.
- Promove a experiência do toque amoroso e acolhedor e estreita os laços mãe/bebê.

Existem contra-indicações para esta massagem?
Em geral a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades. Algumas contra-indicações devem ser observadas como gravidez de risco ou problemas de pressão alta, nestes casos a atenção é dobrada e são realizados procedimentos suaves, relaxamento e meditações que auxiliam a gestante nesse momento.

Como são as sessões?
Inicialmente é realizada uma avaliação, as sessões são individuais, com uma hora e meia de duração. Além da Massagem Thai outras técnicas são utilizadas de acordo com as necessidades específicas de cada gestante. A massagem é realizada em colchonete ou tatame.

Quando procurar?
No início da gestação; Quando achar necessário realizar cuidados com o corpo; Preparação para o parto; Presença de dor e edema.

 

©2009 Espaço Materna | by TNB