sábado, 30 de maio de 2009

Fisioterapia Pós-Parto

Todas as mulheres, logo após o parto, deveriam ser acompanhadas pelo fisioterapeuta, objetivando uma melhor recuperação, independente do tipo de parto realizado.

Quais são as principais alterações que podem ocorrer nesse período?
Dor no local da incisão (cesárea, episiotomia ou laceração), edema, incontinência urinária, diástase abdominal.

Quais são os objetivos da Fisioterapia no pós-parto?
Pós-Parto inicial: reduzir edema, reduzir dor e prevenir aderências, trabalhar músculos do assoalho pélvico. Pós-Parto Tardio: avaliar existência de diástase do reto abdominal, aumentar a força e restaurar o tônus muscular, desenvolver força nos membros superiores paras os cuidados com o bebê,

Como são as sessões?
Inicialmente é realizada uma entrevista precedida por uma avaliação fisioterapêutica. As sessões são realizadas uma ou mais vezes por semanas (de acordo com avaliação), com duração de 60 minutos.

Quais são os recursos utilizados?

Eletroterapia para alívio da dor, exercícios abdominais suaves com suporte da incisão, mobilização da cicatriz, orientação postural, conscientização corporal, fortalecimento do assoalho pélvico, exercício físico (alongamento, fortalecimento), massagem relaxante, drenagem linfática.

Quando procurar?
Em casos de indicação médica; Quando achar necessário realizar cuidados com o corpo; Se ocorrer presença de dor/ alterações músculo-esqueléticas.
 

©2009 Espaço Materna | by TNB