domingo, 22 de abril de 2012

“Fomos projetadas para dar à luz”


Texto: Débora Rubin, de São Paulo |20 de abril de 2012
O número de cesarianas feitas entre as brasileiras e o parto como um momento sagrado da mulher são os temas que a inglesa Janet Balaskas veio tratar no Brasil
chamada

Uma das maiores autoridades mundiais sobre parto natural, a inglesa Janet Balaskas (foto) está no país para uma temporada de palestras e cursos divulgando seu conceito de “parto ativo”, no qual a gestante é a protagonista no nascimento de seu filho. Diretora do Active Birth Centre, em Londres, e autora de um livro sobre o tema, Janet veio ao Brasil para alertar sobre os perigos de o país ser o campeão de cesarianas do mundo. Na semana passada, ela fez apresentações e deu aulas no Rio de Janeiro. Nesta semana, em Curitiba, fez uma palestra aberta ao público sobre o assunto. Nesta entrevista, a britânica, que é mãe de quatro filhos e estuda o tema há mais de 30 anos, fala sobre a importância de cada mulher entender o parto como um momento único de sua vida e ainda sobre a necessidade de capacitar profissionais focados no parto humanizado.
O que é o Parto Ativo e quais são os benefícios?
A principal característica do Parto Ativo é que não restringimos os movimentos instintivos da mãe, como deixá-la confinada numa posição deitada. Ela pode seguir seus instintos para que seu trabalho de parto progrida melhor, para que possa se sentir mais confortável e também ajudar seu bebê a nascer. Os principais benefícios são o maior espaço na pélvis, contrações mais eficientes, melhor fluxo de oxigênio para o útero e para o bebê. O mais importante é que a mulher sente que está no controle. Ela tem uma consciência maior do poder de seu corpo e tem mais condições de se entregar à intensidade do trabalho sem drogas ou intervenções. Muitas mulheres vivenciam um parto ativo como uma experiência de êxtase, orgástica e sagrada, que elas se lembram para sempre. É isto que a natureza pretende.

Quando surgiu seu interesse por este assunto?
Foi quando eu estava grávida de meu primeiro filho. Eu acreditava que meu corpo instintivamente “sabia” como parir e que deveria haver outro modo que não fosse tornar-me paciente num hospital, deitada de costas. Foi quando comecei a procurar alternativas.

O Brasil é realmente o campeão mundial de cesáreas (52% dos partos)? Existe outro país com taxas similares?
Sim. De acordo com a pesquisa que fiz a partir dos relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão. O país mais próximo é a China, com 46%. No Reino Unido, a taxa está em aproximadamente 24% – e já achamos muito alta. A OMS recomenda entre 10 e 15%. Muitas britânicas preferem o parto natural e 88% dos nossos hospitais oferecem, atualmente, centros para parto normal com ambiente aconchegante que lembra o lar da mulher. Estes são dirigidos por obstetrizes e usados apenas para o parto natural. Quem opta pelo parto domiciliar conta com duas especialistas em casa – e tem total suporte de seu hospital local caso precise ser transferida.

Quais são as diferenças entre o parto hospitalar e o parto domiciliar?
Geralmente, é mais fácil conseguir em casa o ambiente correto, com segurança e privacidade. Entretanto, isso também pode ser feito num hospital ou centro de parto normal, desde que exista a consciência sobre as reais necessidades da mãe. A mãe precisa ter a possibilidade de mergulhar fundo dentro de si mesma. É como uma meditação muito profunda. Ela precisa estar calma e relaxada para que o parto natural aconteça bem.

Quais são os riscos de um parto natural domiciliar?
Sólidas pesquisas mostram que, para mulheres saudáveis, com gestação de baixo risco e que desejam ter parto domiciliar, não há riscos adicionais. O parto domiciliar é seguro, desde que os critérios corretos sejam preenchidos e que a mulher tenha um profissional competente.

Qual a sua opinião sobre a explosão de cesarianas no Brasil?
Considero alarmante e precisa ser revertida. Perdemos muito, como indivíduos, famílias e como sociedade, se abandonamos a fisiologia natural do parto e passamos a considerá-lo meramente um evento médico. Este é o tema da minha palestra e de todos os cursos que ministrarei no Brasil. A sustentabilidade precisa começar com o plano milagroso da mãe natureza para o início da vida humana. Precisamos fazer perguntas do tipo: quais podem ser as consequências caso o parto natural seja extinto?

Por quê a cesariana é um problema?
A cesariana não é um problema quando há uma necessidade médica verdadeira. Neste caso, ela é a opção mais segura e salva vidas. Devemos ficar agradecidos por isto. Mas, quando não é necessária, e nem mesmo desejada, a mulher pode perder os benefícios do coquetel de hormônios do amor, que é único, e faz o parto acontecer fisicamente, criando fortes laços de amor e vínculo entre a mãe e o bebê. Esta é a mágica do parto natural – ele é governado por hormônios que atuam simultaneamente para contrair a musculatura e para facilitar esse vínculo. Não existe uma droga que faça isso. Além disso, uma cesariana com hora marcada pode ser precipitada para o bebê. Problemas respiratórios e necessidade de cuidado intensivo são mais comuns em bebês nascidos assim. Por ser uma cirurgia, há ainda riscos para a mãe e para o bebê (2 a 4 vezes mais chances de a mãe morrer na cesariana do que no parto natural). Outras complicações, como hemorragia ou infecção, também acontecem.

O que precisamos fazer para ter um parto hospitalar mais humanizado?
Creio que vocês precisam de mais obstetrizes, já que elas são as melhores profissionais para atender o parto normal. A doula não é treinada em obstetrícia e pode não ter o conhecimento para lidar com todas as situações. Treinar obstetrizes é uma prioridade. E é necessária a educação dos profissionais e pais sobre a fisiologia do nascimento. Também acredito que a criação de centros de parto normal de baixa tecnologia é um progresso. Hoje temos tantos destes locais no Reino Unido e eles são tão bons que muitas mulheres os preferem à rede particular. Penso que há um grande potencial para esta opção no Brasil nos hospitais públicos. As mulheres precisam ter o direito de escolher o melhor lugar para terem seus bebês. E, seja onde for, ter a ajuda de pessoas bem treinadas, da ciência e da tecnologia.

Como a mulher pode escolher o médico, ou outro profissional, para ajudar no parto natural?
É preciso alguém que entenda e respeite a fisiologia e tenha confiança em sua habilidade de conseguir fazer isso sozinha. Alguém com uma aura calma, que você gostaria de ter ao seu lado, e que você confie e com quem se sinta segura. De acordo com a Tália Gevaerd de Souza, diretora do Parto Ativo Brasil, as brasileiras podem fazer isso buscando informação nas redes de apoio (como a nossa), conversando com outras mães e fazendo milhares de perguntas aos profissionais que ela encontrar.

Você acha que o interesse pelo conceito do Parto Ativo está crescendo no Brasil?
Certamente. Pelo que sei, muitas mulheres no Brasil querem ter a oportunidade de se preparar para o parto natural e querem ser estimuladas pelos profissionais a fazer isto. Na verdade, existe uma corrente global para diminuir as taxas de cesariana. Assim como tenho esperanças de que seremos mais respeitosos com a mãe terra, de uma forma ecológica geral, e que aprenderemos a nos beneficiar da ciência e da tecnologia sem destruir nosso planeta, eu também acredito que vamos reconhecer, a cada dia mais, que a primeira ecologia começa no útero. Minha mensagem para as mulheres é que confiem na sabedoria de seus corpos. Vocês foram projetadas para dar à luz e não há nada a temer.

fonte:http://www.revistaherbarium.com.br/%E2%80%9Cfomos-projetadas-para-dar-a-luz%E2%80%9D/

1 comentários:

Jack Ildefonso Fotografia disse...

adorei seu blog, depois da uma passadinha no meu
http://jackildefonso.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

©2009 Espaço Materna | by TNB