domingo, 1 de maio de 2011

Síndrome do Túnel do Carpo na Gestação

A síndrome do túnel do carpo surge pela compressão do nervo mediano do punho, geralmente como decorrência de um aumento do edema ou alterações posturais.

Essa síndrome habitualmente surge durante o último trimestre da gravidez.
Os sintomas principais são: dor, queimação, dormência do indicador e dos dedos médios, falta de destreza ao utilizar a mão, diminuição da força muscular, secundariamente à perda da função do polegar.  Esses sintomas costumam acordar a gestante com frequência durante a noite.


 O tratamento durante a gestação consiste em imobilização do punho na posição neutra com os dedos livres para permitir as atividades do dia a dia. Algumas vezes, o uso é necessário apenas durante a noite, para evitar a hiperflexão do punho, que tende a reduzir o espaço disponível no túnel do carpo.
Bolsas de gelo podem ser aplicadas na área 2 a 3 vezes ao dia para ajudar a limitar a inflamação, porque medicação antiinflamatória geralmente não é prescrita durante a gestação. A fisioterapia também é indicada: drenagem linfática para reduzir edema, terapia manual e alongamentos para melhorar a função e aumentar a formação de líquido sinovial.

Também é importante evitar atividades repetitivas, realizando intervalos durante digitação, diversificar trabalhos e manter uma postura adequada.
Geralmente, os sintomas são resolvidos no pós-parto.

Fonte: Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia; O Exercício na Gravidez;   Fisioterapia Aplicada à Obstetrícia – Aspectos de Ginecologia e Neonatologia.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Espaço Materna | by TNB