terça-feira, 30 de junho de 2009
domingo, 28 de junho de 2009
Pega correta do bebê reduz fissuras no seio durante amamentação
Para higienizar as mamas, embora alguns médicos possam receitar água boricada ou soro fisiológico, isso não é necessário, dizem os especialistas ouvidos. "Basta usar água e sabonete neutro no banho", ensina a enfermeira Márcia Regina Silva, consultora internacional em aleitamento materno e coordenadora do grupo de aleitamento do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.
"Também vale passar o próprio leite antes e depois da mamada", ensina Débora Passos. O alimento possui fatores de proteção e é cicatrizante.
Outras dicas são manter as mãos sempre limpas, para evitar contaminação, e trocar de sutiã diariamente, pois ele pode se sujar com restos de leite.
Se, apesar de todas as medidas, surgir alguma fissura, o médico pode orientar sobre a melhor conduta- mas sabe-se que os cremes de lanolina extrapura funcionam bem.
Também deve-se evitar passar cremes e óleos na região do mamilo, para não deixar a pele mais sensível.
Fonte: Folha SP
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Filme: "ORGASMIC BIRTH"
Maiores informações no Folder abaixo
terça-feira, 16 de junho de 2009
Justiça determina a reabertura da Casa de Parto de Realengo
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Mães aderem ao banho de balde para recém-nascidos
Marlene Bergamo/Folha Imagem
Lis Pereira Geimer, de um mês e meio, toma banho em um balde comprado na rua 25 de Março, centro de comércio popular em SP
Estripulias à parte, o que está atraindo as mães para o acessório é a promessa de um bebê mais tranqüilo, propagada em sites de relacionamento e listas de discussão na internet. "À noite, dou o banho e ela dorme durante horas", confirma.
Para o obstetra Antonio Júlio Barbosa, do hospital e maternidade Santa Catarina, a principal vantagem desse tipo de banho em relação ao de banheira é que o bebê "se molda" ao acessório. "Ele tem mais contato com a água, o que mimetiza o meio intrauterino, que é o que se deseja quando o bebê acabou de nascer", afirma.
O neonatologista Carlos Eduardo Corrêa, que apresentou a "técnica" a Talitha Pereira, indica o balde para o banho da maternidade e para os primeiros dias de vida do bebê. "Acho que fica mais fácil para os pais segurarem, e a criança chora menos.
Faço o banho com o bebê enrolado em um pano, na água quente", diz. O médico afirma que, por volta dos sete meses, quando a criança começa a querer ficar em pé, o balde é mais seguro do que a banheira.
A arquiteta Roselene Araújo, 44, mãe de Beatriz, 10, Heloísa, 9, e Isabela, 7, tem experiência de sobra com o utensílio -sua primogênita tomou banho de balde desde os primeiros dias até os seis anos de idade.
Durante a gestação de Heloísa, Roselene trocou o balde pela TummyTub, que descobriu na internet. O modelo, desenvolvido na Holanda especialmente para bebês de até seis meses de vida, precisou ser importado.
Muito semelhante a um balde, a TummyTub é transparente e possui alguns itens de segurança, como base antiderrapante e um centro de gravidade que ajuda a evitar acidentes. A desvantagem é o preço. Enquanto o balde comum custa menos de R$ 15, o de grife pode ser encontrado em lojas de artigos infantis por até R$ 140.
Embora bebês pequenos como Lis consigam ficar sem apoio no balde por um tempo, o ideal é suspendê-los com as mãos pela região axilar.
Vídeo - Banho no "Balde"
sábado, 13 de junho de 2009
Mães relatam benefícios do "sling", carregador de pano para bebês
Nos Estados Unidos, o pediatra William Sears, autor de mais de 40 livros, é um dos entusiastas dos carregadores e o responsável por cunhar o termo "babywearing" (algo como "vestir o bebê").
A modelo Luciane Trapp, 26, que começou a usar o "sling" com Gabriela, 3, e atualmente carrega Bernardo, de dois meses, tem sua própria explicação. "O bebê sai da barriga e é colocado em um berço grande e vazio, o que é muito frio. No 'sling', é como se continuasse no meu corpo", diz. "E, se ele quer mamar, é só arrumar o pano que não dá para ninguém ver. Faço isso até andando."
A pediatra Jucille Meneses cita outras vantagens da rede: mantém as pernas do bebê unidas e não altera o desenvolvimento do quadril, o que pode ocorrer com o uso contínuo da mochila e de modelos tipo cadeirinha. "Algumas pessoas podem se questionar se o carregador aumenta a curvatura da coluna vertebral do bebê, mas isso não ocorre. Ele não leva a vícios de posição", completa.
Cólicas
O "sling" também costuma ser associado à diminuição das cólicas. Relze Fernandes, que passou dez meses "slingando" os filhos, atribui as poucas crises ao fato de eles terem passado muito tempo com as pernas encolhidas na rede. Para a pediatra, a explicação é outra: as dores diminuem graças ao fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê, "que melhora o ambiente psíquico e, conseqüentemente, as cólicas".
Mas nem todo mundo se sente confortável com o carregador. A psiquiatra Fernanda Moreira, 36, usou com o filho Thiago nos primeiros meses, mas depois notou que ele não queria mais ficar na rede. "Ele não gosta de colo deitado, só em pé, até para dormir. Então, detestou o "sling" logo que passou dos dois meses. Acho que passou a se sentir meio preso", diz.
Em relação ao corpo da mãe, há pelo menos uma ressalva. Para Osmar Avanzi, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e professor da Santa Casa de São Paulo, não é recomendável usar os carregadores durante longos períodos para não sobrecarregar a coluna. "É importante também ter um bom condicionamento físico e fazer alongamento para evitar dores lombares. Sem falar que, quanto maior o peso da criança e do próprio adulto, pior a sobrecarga", explica.
Outro medo recorrente entre os que olham com desconfiança para os carregadores, o de criar crianças extremamente dependentes dos pais, é rechaçado pelas adeptas. "Eu me preocupava muito de voltar a trabalhar e o Pedro não se adaptar, pois só dormia no 'sling', mas depois parecia que ele tinha nascido na escola. Ele é muito independente", afirma Relze Fernandes.
Sling
É uma faixa comprida de pano, ajustável, que tem por função manter o bebê próximo do corpo de quem o carrega. Ele proporciona conforto ao bebê e deixa livre os braços do adulto. O bebê sente-se seguro pois o sling favorece o contato entre mãe e filho, permite que ele sinta o cheiro da mãe, que lhe é bem familiar e tem efeito tranqüilizador, além de aumentar a auto-estima da mamãe.
Histórico do Sling
O Sling não é uma novidade fashion. Ele é uma adaptação dos panos usados por povos de todos os cantos do mundo para transportar seus bebês com carinho e segurança.
Quando usar?
Desde o nascimento do bebê o sling já pode ser usado. Ao contrário de outros produtos do mercado, destinados ao transporte de bebês, o sling pode ser usado em diversas posições, permitindo que seja usado em bebês que ainda não sustentam o pescoço.
Benefícios
- Fortalece o vínculo afetivo entre a mamãe e o bebê. Nos primeiros meses depois do nascimento, o bebê sente-se desconfortável com o novo mundo que o cerca e necessita do contato com a mamãe. O sling ajuda nesse contato, simula a posição em que ele estava no útero e acalma o bebê.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Dicas de Filmes!
- Dia de Nascimento – BIRTH DAY - Naolí Vinaver – México
- Nascendo no Brasil – Cara Biasucci e Kristine Hopkins - Brasil/EUA
- O Mundo Nasce ao Ritmo do Coração - Naolí Vinaver - México
- Oss Itaim Paulista – Hospital Santa Marcelina – Brasil
- Parir e Nascer - Karin Berghammer – Áustria
- Sagrado - Paulo Batistuta – Brasil
- Tudo sobre gravidez – Discovery Channel
Dicas de Leitura!
- A Doula no Parto - O papel da acompanhante de parto – Fadynha
- Gravidez Natural - Janet Balaskas
- Manual OMS - Assistência ao Parto Normal e Maternidade Segura
- Meditações para Gestantes, O guia para uma gravidez saudável, plena e feliz - Fadynha
- Memórias do Homem de Vidro – Reminiscências de um Obstetra Humanista -Ricardo Hebert Jones
- Nascer Sorrindo - Frederick Leboyer
- Origens Mágicas de Vidas Encantadas: Um guia holístico para a gravidez e o nascimento - Deepak Chopra
- Parto Ativo – Guia Prático para o Parto Natural - Janet Balaskas
- Parto normal ou cesárea? O que toda mulher deve saber (e todo homem também) -Simone Grilo Diniz e Ana Cristina Duarte
- Quando o Corpo Consente - Marie Bertherat, Thérèse Bertherat e Paula Brung
- Saúde Natural para Mulheres Grávidas - Elizabeth Burch e Judith Sachs
- Shantala - Massagem para bebês - Frederic Leboyer
- Yoga para Gestantes – Fadynha
terça-feira, 9 de junho de 2009
Caism volta a receber internações para partos normais e de alto risco
segunda-feira, 8 de junho de 2009
SMRN - Palestra dia 08/06
Agradeço novemente a presença de todas as pessoas especiais, presentes na Exposição e nas Palestras!! Desta vez tivemos um público maior e ficamos muito felizes!!
Ano que vem tem mais!! Aceitamos sugestões de temas e palestras!!
Confira as fotos!!
Abertura + Palestra 1
Palestra 2: Como vai seu Períneo ?
Treino do Períneo 1
Treino do Períneo 2
Campanha pela Casa de Parto David Capistrano Filho - Realengo - Rio de Janeiro - RJ
sábado, 6 de junho de 2009
SMRN Palestras dia 05/06
Agradeço a presença de todos na exposição e nas palestras. Infelizmente devido ao pouco tempo para divulgação do evento, não tivemos muitas pessoas presentes.
Com certeza muitos perderam essa oportunidade, afinal eventos assim não acontecem todo dia aqui em Campinas!!
Confira algumas fotos!!
Estrutura do Local
Palestra 2 : Tipos de Nascimento
Organizadoras do Evento: Renata e Eu!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Início da Exposição - SMRN - 2009 - CENAPEC
O CENAPEC, é uma associação cultural sem fins lucrativos, não tem estrutura própria para exposição! Mesmo assim a exposição ficou logo na entrada, de fácil acesso e encantando todos que passam por lá! Ótimo, pois queremos sensibilizar todas as pessoas! Apesar de simples, esse evento é de grande importância para Humanização do Nascimento.
EXPOSIÇÃO DE FOTOS: 01 a 10 de junho
Horário de funcionamento do espaço: das 8h às 17h*
* nos dias 02, 04, 05, 08 e 09 a exposição terá seu horário estendido até as 21h
PALESTRAS:
05/06/09 (sexta-feira)
19h - Os tipos de Nascimento (Nathália Souza)
20:15h – O papel da Doula (Renata Olah)
08/06/09 (segunda-feira)
19h: Como vai seu períneo? O papel do períneo na saúde feminina (Renata Olah e Nathália Souza)
** Para esta palestra, favor levar colchonete ou toalha felpuda para realização de vivência prática.
Inscrições: até dia 04/06, através dos emails: nathaliahelena@yahoo.com.br ou renata.olah@gmail.com ou cenapec@cenapec.org.br (Favor enviar nome, telefone e indicar qual(is) palestras irá assistir).
FOTOS: