quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Protetores de Berço - Cuidados

Especialistas recomendam berços sem almofadas e bichos de pelúcia


Nos EUA, em sete anos, 32 bebês morreram sufocados ou estrangulados pelos laços que amarram os protetores dos berços.

A assistente administrativa Alzira de Campos Cohen é do interior de São Paulo e mora em Nova York. Ela se surpreendeu quando foi comprar um novo protetor de berço para o quarto do filho Brian. “Falaram que por segurança esse produto não vai ter mais nessa loja”, diz. 
A loja seguiu a recomendação da Academia Americana de Pediatria para bebês com até 6 meses de idade. Há muito tempo, médicos americanos vêm estudando a morte inesperada de bebês em seus berços. Ela pode ser provocada por asfixia, sufocação e trauma. Pediatras analisaram milhares de casos de acidentes e mortes de bebês nos Estados Unidos. Em sete anos, 32 bebês morreram sufocados ou estrangulados pelos laços que amarram os protetores. 

Em Washington, a pediatra Rachel Moon participou da pesquisa. Ela diz que já teve que lidar com casos difíceis em que perdeu pacientes sufocados. Por isso, é firme em recomendar que os pais não usem o protetor de berço. Rachel recomenda ainda que os bebês durmam no berço instalado no quarto dos pais durante os seis primeiros meses. 

O berço ideal indicado pela Academia Americana de Pediatria não é muito bonitinho, mas o importante é a segurança. Nada de protetores de berço, almofadas, travesseiros, muito menos bichos de pelúcia. O colchão tem que ser firme, ocupando todo o espaço interno no berço, sem vãos nas laterais. E ele tem que ficar reto, e não inclinado. 

Para que ninguém fique com dúvidas, o Fantástico contou com a colaboração da bebê Bruna para ajudar a esclarecer as normas de segurança. A mãe está cheia de perguntas. 

“Eu tinha um móbile até há pouco tempo, que a Bruna fez de pêndulo. É correto manter ou tenho que retirar?”, pergunta a empresária Gisele Marques. 

Quem explica é a diretora do Departamento de Segurança da Criança da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renata Waksman. “Tem que retirar o quanto antes. Porque a criança vai acabar se pendurando e pode sofrer machucados e lesões.” 

Gisele quer saber sobre a grade do berço. 

“Uma grade que não esteja firme e que a criança consiga sacudir é extremamente perigosa e não representa segurança nenhuma”, alerta a especialista. 

“Mantemos ou retiramos o protetor?”, pergunta Gisele. 

"O ideal, pensando na segurança, pensando nos movimentos da Bruna, é remover o protetor.” 

Mas a função do protetor não é exatamente evitar que o bebê se machuque? “Mesmo que dê leves batidinhas, seja nos bracinhos, nas perninhas, ou até na cabecinha, não vão representar risco. Por outro lado, um protetor mal colocado que possa servir de escada acaba representando um risco bem maior”, explica. 

Outra mãe, do Rio de Janeiro, gosta de deixar o berço bem recheado de bichinhos e travesseiros. 

“O ideal é que o berço não tenha bichinhos de pelúcia e travesseirinho dentro dele”, reforça a pediatra Adriana Proença Barros. “O ideal é que o bercinho não tenha nada.” 

Adriana tem mais algumas dicas de segurança para os bebês com menos de 1 ano, mas que já sentam e se levantam no berço. 

“A altura deve medir na, vertical, no mínimo 60 centímetros, para que a criança, quando ficar em pé, não tenha risco de cair do berço. A distância entre uma trave e outra deve ser menor do que seis centímetros, para não passar a perninha e acabar se machucando.” 

A pequena Giulia não gosta nem um pouco quando é colocada no bercinho vazio. Só se acalma quando ganha a centopeia. 

“Quanto mais estimulação visual, quanto mais cor você coloca na caminha do bebê, mais agitado ele fica. E mais dificuldade para dormir”, acrescenta a pediatra. 

Giulia reclama, mas agora está em segurança.

Clique no vídeo para assistir



Fonte:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677729-15605,00.html
[...]

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Recuperação e Redução Abdominal Pós-Parto

O retorno às condições corporais de antes da gestação pode demorar até 6 meses após o parto. Mesmo realizando o tratamento, é importante manter uma alimentação saudável sob a orientação de um nutricionista. Assim que houver liberação médica, saia com seu bebê para caminhar ou faça exercícios supervisionados.

Quais são as principais alterações que podem ocorrer nesse período?
Edema (inchaço), fraqueza muscular, flacidez, diástase do reto abdominal.

Como são as sessões?
Inicialmente é realizada uma entrevista precedida por uma avaliação fisioterapêutica. As sessões são realizadas uma ou mais vezes por semanas (de acordo com avaliação), com duração de 60 minutos.

Quais são os recursos utilizados?
Drenagem Linfática Manual, massagem modeladora, corrente Russa, ultra-som e produtos específicos. Todos os produtos utilizados são da marca Adcos.


Quais são os benefícios?
- Estimula a circulação e o metabolismo;
- Reestabelecimento da atividade intestinal;
- Melhora da elasticidade, textura e suavidade da pele;
- Redução do edema;
- Tonificação muscular;
- Melhora da auto-estima.

Quando procurar?
- Após completar 30 dias de pós parto;
- Quando tiver liberação do médico responsável;
- Quando achar necessário realizar cuidados com o corpo;
- Presença de edema.
[...]

sábado, 7 de janeiro de 2012

Cursos com a parteira Naoli Vinaver em Campinas!

Começando o ano com uma novidade! Naolí Vinaver estará em Campinas (parteira mexicana), com cursos para casais grávidos e profissionais da saúde. Vale muito a pena participar! Confira informações no folder.

[...]

Feliz 2012!

Ano Novo!! Vida nova!!

Tempo de avaliar o que passou...repetir os acertos e corrigir as falhas...perdoar e esquecer as mágoas. 

Jogar fora o que não deu certo, nos tornando pessoas melhores.

Muita paz, saúde e felicidade!!

Obrigada pelas visitas no ano de 2011!



[...]
 

©2009 Espaço Materna | by TNB